Sabe aquela sensação ruim de coração acelerado? ?
? Um problema muito comum durante a pandemia de covid e que muita gente costuma sentir ao longo da vida. Mas poucos realmente sabem como diferenciar as causas em um primeiro momento.
? Embora se manifestem de maneiras semelhantes, batimentos acelerados podem tanto ser sintomas de problemas do sistema cardiovascular, como de distúrbios psicológicos.
Mas afinal, é arritmia ou ansiedade? ?
? Alguns sinais são comuns a ambos os casos, como sudorese (suor), palpitações, tontura e dificuldade para respirar. A grande diferença, por sua vez, diz respeito ao ritmo com que o coração acelera e desacelera seus batimentos.
? Isso porque a arritmia cardíaca está sempre acompanhada da chamada taquicardia! Em pacientes com arritmia, o disparo é súbito, assim como a desaceleração. Em pacientes com ansiedade, por outro lado, a aceleração costuma acontecer de maneira gradual.
⚠️ Ambos os casos possuem tratamento e exigem acompanhamento médico ao paciente. Mas para evitar diagnósticos equivocados ou preocupações desnecessárias, é importante todos saberem as principais diferenças entre os dois quadros.
Lembre-se! O coração é um órgão vital para o nosso corpo. Se sentir qualquer desconforto ou aceleração anormais, é importante procurar assistência médica e investigar o quadro de imediato. ??⚕️ Busque avaliações confiáveis!