Hérnias abdominais são normalmente ocasionadas por problemas de musculatura da parede do abdômen! ??
Os pontos de fraqueza acabam por permitir a passagem de partes do intestino e camadas de gordura, causando dores, desconforto e inchaço, além do surgimento de protuberâncias na região.
? Umbilical | Mais comum em bebês e crianças. Relacionada à abertura do umbigo pela qual passa o cordão umbilical, que não se fecha adequadamente em primeira instância.
? Epigástrica | Aparece em meio à musculatura central do abdômen. Causada por problemas de formação da parede abdominal desde o nascimento.
? Incisional | Atinge regiões do abdômen que passaram por procedimentos cirúrgicos. A incisão pode causar o enfraquecimento da musculatura local e abrir a passagem.
?♂️ Inguinal | Localizada na região pélvica e causada por falhas na junção da musculatura inferior do abdômen. Mais frequente em homens, do lado esquerdo ou bilateralmente.
?♀️ Femoral | Se manifesta na parte inferior da virilha, pelo mesmo motivo da hérnia inguinal. Esta, por sua vez, aparece mais em mulheres do que em homens.
?️♀️ Atividades físicas regulares e alimentação balanceada são as melhores alternativas para quem quer evitar hérnias abdominais. O tratamento é cirúrgico e muitas vezes sem urgência. Mas o agravamento pode causar obstruções e infecções sérias ao intestino.